Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Proposta Atributos Realistas

2 participantes

 :: Sistema :: Sistema

Ir para baixo

Proposta Atributos Realistas Empty Proposta Atributos Realistas

Mensagem  trodrigues Sex maio 11, 2012 1:25 pm

http://www.4shared.com/office/qrDr3q54/Proposta_Atributos_Realistas.html


1 ) Victor “Gaigaia” Mamede
2 ) victor.mamede@hotmail.com
3 ) Atributos Realistas

3.1) O objetivo é que os atributos representem qualidades concretas e que não sofram o julgo de interpretações subjetivas.
4 ) Usará o sistema de modificadores de atributos? SIM

4.1) Somente para FOR e CON
5 ) Usará o sistema de 100 de atributos? NÃO

5.1) Usarei pontos de atributo, mas provavelmente serão 85 para a criação
6 ) Vai mexer na tabela de atributos? SIM

6.1) Somente no que diz respeito aos modificadores. A escala e sua progressão NÃO SERÃO MODIFICADAS. Para mim, elas são a alma de daemon. Alterá-las é jogar fora o sistema.




Argumento: Os atributos devem indicar as capacidades brutas do ser. Quanto mais diretos e explicativos eles forem, melhor. Eles devem ser usados como base para as perícias, as quais todas terão um atributo base, e os dois atributos relacionados ao corpo (For e Con) trarão modificadores de Dano e de IP. Atributos não devem se ramificar em muitos outros termos ou pontos bônus em aprimoramentos ou semelhantes, por isso não só ser desnecessário, ir contra a ideia de 'ser a base de um ser', como torna complicado seu entendimento para jogadores novatos.

Todos os atributos deverão corresponder a uma medida quantificável, ou no mínimo palpável e compreensível. Eles não devem ser de interpretação subjetiva, de forma alguma.




Explicação dos atributos:




. Força (FOR): Representa a capacidade muscular de gerar energia para ações físicas. A Força é uma medida quantificável. Alguém com Força 72 erguerá 100 toneladas. Uma bomba nuclear teria Força aproximada de 122 (50 kilotons). A força trará um modificador de dano igual a Força -10/2, arredondado para baixo.



.Constituição (CON): É a massa de um alvo. Não mais valerá por beleza ou fadiga, mas simplesmente a massa. O peso de um ser seria o equivalente a comparar a CON ao seu nível relevante de força, somar Carga com Levantamento e dividir por 2. Alguém com CON 12 teria, em média, 75kg (100 + 50/2). A contituição trará um modificador de IP igual a CON -10/2, arredondado para baixo.




. Destreza (DES): Destreza é a precisão dos manipuladores de um personagem, muito ligado a sua inteligência motora. Assim, chutes, socos, escrita, cirurgia e outras ações que precisem de precisão, serão determinadas por Destreza.




. Agilidade (AGI): Agilidade indicará seu deslocamento e equilíbrio, lidando com perícias como Acrobacia, Esquiva, Montaria, Salto, Corrida etc. Valor de 48 indica a velocidade do som, 108 a velocidade da luz.




. Inteligência (INT): É a capacidade de raciocínio e memória. Afetará todos os atributos de ciências e línguas. Testar um atributo de ciências sem treino indicaria apenas um conhecimento comum, o senso comum acerca desse assunto. Contudo, testes relacionados com a profissão precisarão da perícia.




. Vontade (VON): É a inteligência intrapessoal, a capacidade de conter-se e de refrear seus impulsos e controlar sua própria mente. Terá a perícia Meditação e será testada contra Loucura, Medo




. Percepção (PER): É a capacidade de localização, inteligência espacial e a acuidade dos sentidos. Um cachorro teria uma percepção para o faro de 24-26.




. Carisma (CAR): Define a inteligência emocional e interpessoal. Lida com todas as perícias de Manipulação e performance.




Escala:

. Os atributos representarão o valor concreto da capacidade de um ser. Todos eles refletem a capacidades reais, e não a interpretações dos mesmos. Dessa forma, os atributos terão, considerando o nosso universo, os seguintes patamares:

. FOR e CON: aproximadamente entre 1234-1254 (o valor da explosão do big bang e da massa do universo).

. AGI: 108 (a velocidade da luz)

. DES, INT, VON, PER, CAR: Todos os atributos relacionados a capacidade mental e precisão terão um máximo de 48 mais ou menos. DES 48 indica ser capaz de manipular unidades de brana (muito menores que elétron) e modificar toda a matéria. INT 26 indicaria conhecimento de todas as leis físicas, INT 32 indicaria um conhecimento do propósito da vida e INT 48 indicaria o conhecimento do propósito da existência. VON 48 indicaria consciência de cada partícula que lhe compõe. PER 48 daria a capacidade e sentir o fluxo de energia do pensamento da criação. CAR 48 daria a empatia suficiente para relacionar-se com cada partícula da existência. Afrodite, por exemplo, teria um CAR 30 mais ou menos. Os deuses edênicos teriam INT de 28-32, o Demiurgo uns 34.



Consideração Extra – Escala Geral:




. Com a definição direta dos atributos com quantidades físicas perceptíveis, toda a escala do sistema pode ser modelada sobre isso, e a ideia original de 'a cada 6, dobra' finalmente pode ser aplicada. Assim, um poder de escala 12D teria uma FOR de 12D, por exemplo, que seria equivalente a 72 (100 toneladas), ou uma CON de 12D, ou uma arma de 12D. Tudo seguirá essa progressão, e não será preciso mais haver regras específicas para Mechas com cálculo específico de pontos de vida. Tudo seguirá a mesma progressão e a mesma regra.




Considerações finais:

A) A capacidade de altura de salto e resiliência física deve ter relação entre FOR e CON. Contudo, não imagino como deve ser a matemática disso. Seria bom se alguém com mais conhecimento que eu pudesse elucidar essa questão.




B) O atributo DES e AGI devem ser melhor definidos, acho. O melhor caminho seria tirar AGI e considerar o aumento de velocidade como um aprimoramento, e todas as perícias de AGI passarem para DES. Contudo, eu não creio que isso é o certo pois mudaria a base do sistema. Mas provavelmente seria o melhor.

B.1) Nessa mesma nota, o problema de AGI é que ela lida com perícias como Furtividade. A perícia furtividade é testada contra PER. Isso quer dizer que, se percepção tiver máximo 48, e AGI 108, teremos um problema de escala. A solução para este problema, ao meu ver, é colocar a perícia Furtividade como modificada por DES.




C) O atributo PER e CAR podem ter escalas maiores que 48. Talvez não CAR, mas PER com certeza poderia ter. Provavelmente, Percepção poderia aumentar sua área de efeito com níveis mais altos. Por exemplo, farejar alguém num raio de 1km poderia ser um valor de 48, mas farejar alguém numa galáxia poderia ser 128? Verei isso melhor depois.

C.1) Pensando sobre o assunto, a Percepção poderia indicar a velocidade de processamento de informação dos sentidos. Uma percepção 48, por exemplo, seria capaz de ver uma bala. Eu não sei sobre isso. Agora, o alcance dos sentidos poderiam ser aumentados com um aprimoramento como Sentido Ampliado. O nível de Percepção não indicaria o alcance, mas a precisão.Dessa forma, Percepção teria nível máximo em 48.




D) O valor de Modificador da CON e da FOR são referentes à forma de pontos de vida chamada de PF (pontos de vida fixo). Falei um pouco deles na Discussão Geral do Sistema, e falarei mais quando chegar o ponto de discussão adequado. Eu também alterei a escala de modificação de CON e FOR simplesmente para facilitar o cálculo (Atributo -10 é mais prático que Atributo – 14). Isso altera em nada o sistema, visto que há paridade entre Força e Constituição.




E) As siglas que uso para os atributos, como pode ser visto, são FOR, CON, DES, AGI, INT, VON, PER e CAR. Todas são com as 3 primeiras letras e SEM SIGLAS EM INGLÊS. Eu acho que essa é a forma correta, mas são apenas detalhismos meus que não interferem muito se forem as siglas antigas (Con, fr, dex, agi, will, per e car).
trodrigues
trodrigues
Admin

Mensagens : 56
Pontos : 84
Data de inscrição : 21/04/2012
Idade : 39
Localização : Franco da Rocha / SP

Ir para o topo Ir para baixo

Proposta Atributos Realistas Empty Re: Proposta Atributos Realistas

Mensagem  scafutto Qua maio 16, 2012 1:06 pm

Cara, eu gostei mto dessa idéia tbm...

acho até q tinhamos q formular as propostas melhores pq eu gostei desse seu parametro, podia mescla-lo com um novo sistema de bonus de atributos (eu até uso um, posso postar dpois), acho q podiamos juntar algumas propostas pois se encaixam...

tem mtas propostas legais, fica até chato votar em apenas 1 delas...
scafutto
scafutto

Mensagens : 16
Pontos : 16
Data de inscrição : 09/05/2012
Idade : 37
Localização : Belo Horizonte/MG

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 :: Sistema :: Sistema

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos